Feliz dia do Consumidor!

15/03/2021 Notícias e Eventos

Você sabia que dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor? Pois é, uma data comemorativa para toda a sociedade, afinal, somos todos consumidores de uma variedade de produtos e serviços de diversos locais e empresas. Não dá para viver sem comprar ou consumir, ao menos que você queira ter uma vida primitiva. Hoje em dia, tudo depende disso.

Mas, embora seja sempre lembrado por muitos locais, esse dia não tem um viés tão especial assim. O objetivo é conscientizar e garantir que todos busquem seus direitos enquanto consumidores, independente de seus hábitos e compras. Sem consumo, a economia é inexistente e, como já dissemos, não favorece os benefícios que temos hoje em dia em vários quesitos: saúde, tecnologia, indústria, educação...

Como surgiu o Dia do Consumidor?
A origem dessa data tão importante é antiga e fará 32 anos agora em 2017. O Dia do Consumidor surgiu em 1985, promulgado pelas Nações Unidas no dia 15 de março daquele ano. A inspiração foi um conjunto de leis do presidente estadunidense John Kennedy, de 1962, que criou vários termos para proteger os consumidores contra abuso de empresas, corporações e pessoas.
A base desses direitos inclui quatro pilares essenciais: segurança, informação, escolha e atendimento digno. Isso se refere a qualquer serviço e sua estrutura. Todo consumidor deve ser tratado com o máximo respeito e ter todas as suas dúvidas sanadas, quadro fundamental para uma empresa que preza pela excelência.

Código de Defesa do Consumidor
Sabia que aqui no Brasil todo estabelecimento é obrigado a contar com um exemplar do código de defesa do consumidor disponível para consulta dos clientes, sempre que esses acharem que estão sendo lesados? Pois é. Os direitos estão amparados pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
Além disso, o Procon, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor foi criado para ser um mediador entre consumidores e prestadores de serviços gerais, sobretudo quando há problemas e conflitos. Por aqui, sua ação é efetiva, mas precisa ser otimizada para que auxilie muitas pessoas.
É importante reiterar que, nos tempos atuais, as pessoas têm cada vez mais voz e podem, democraticamente, escolher qualquer local para comprar e realizar muitas negociações. Com a internet, ficou mais fácil saber quais são as melhores corporações, produtos e serviços, para fazer boas escolhas e verificar como as empresas lidam com os clientes, sua missão e valores.
Vale lembrar que, a partir do site Reclame Aqui, dá para verificar o status de praticamente todas do Brasil, para saber quais os problemas e eventuais soluções. Na página, você tem uma noção daquelas que mais pode confiar.

Parabéns a todos os consumidores!
Fazer seus direitos de consumidores estarem em pauta em qualquer ramo e grupo é essencial. Já para os empresários das mais diversas áreas, é importante pensar no cliente sempre em primeiro lugar. Assim, há ganhos para os dois lados.
Que possamos crescer sempre juntos.

Parabéns a você, consumidor!

Local:
CDL de Caetité