Experiência em primeiro lugar

Um ponto essencial na estratégia das empresas para superar a pandemia é a experiência. “Estamos na era do consumidor; é ele quem manda. As empresas que vão se destacar são aquelas que têm o cliente no centro. Não é mais sobre o que as empresas sabem fazer, como elas querem fazer ou como elas trabalharam até hoje. Elas precisam agir de acordo com as necessidades dos clientes”, alerta Augusto Puliti, sócio de Experiência do Consumidor da KPMG no Brasil.

Para isso, é preciso ficar atento aos “Seis Pilares”, princípios universais que guiam todas as experiências humanas positivas, listados pela KPMG a partir de dez anos de pesquisas em 25 países. São eles: integridade, resolução, expectativa, tempo e esforço, personalização e empatia. Para se ter uma ideia, o pilar de personalização, considerado o mais importante pelos consumidores, tem um impacto de quase 19% no NPS e lealdade dos clientes.
“Os pilares são sempre os mesmos, mas a importância que cada um deles ganha muda com o tempo. Neste momento, os mais importantes, que cresceram com a pandemia, são integridade – eu quero lidar com empresas sérias que façam o melhor por mim –, empatia e personalização. A experiência deve ser provida de acordo com a forma como as pessoas querem se relacionar no momento”, diz Augusto.
A ferramenta dos 5 Mys, utilizada para compreender o que move os consumidores e as suas decisões de compra, complementa os seis pilares. Quais são as expectativas dos clientes, o que chama a atenção deles, por onde eles se conectam, como fazem o gerenciamento de tempo e como lidam com o dinheiro são as informações-chave. A combinação dos 5 Mys e dos seis pilares permite o desenho de uma experiência que gera diferenciação.
Além de dominar essas informações, as empresas precisarão ter uma visão omnichannel, já que, cada vez mais, as experiências digital e física vão se complementar; centrar as decisões nos clientes; ser humanas e dialogar, garantindo uma comunicação efetiva; e olhar para o futuro, tendo flexibilidade de adaptação a rápidas mudanças.

Os consumidores estão
gastando menos na maioria dos produtos

Local:
CDL de Caetité